APUFPR Verdadeiramente Autônoma e Democrática vence as eleições para o sindicato

Na última quarta-feira, (06), aconteceram as eleições para a escolha da nova gestão da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). A chapa vencedora APUFPR Verdadeiramente Autônoma e Democrática obteve 405 votos, contra 385 recebidos pela adversária, APUFPR Para os Professores. A previsão é de que a nova chapa assuma a gestão no dia 15 de maio.

Segundo o secretário geral eleito, Luiz Allan Künzle, os principais focos de atuação da nova gestão serão voltados à retomada do aspecto associativo e sindical da APUFPR. “Queremos resolver o problema do distanciamento do professor com a associação, que vem acontecendo há dois anos, dinamizando a relação entre eles e a APUFPR”, comenta. Künzle afirma que a idéia é renovar e promover debates entre os grupos de trabalho. “Reorganizar a agenda de debates sobre Ciência e Tecnologia, Educação, Carreira, é imprescindível”, complementa.

A nova gestão também pretende defender o caráter nacional do sindicato. “Somos contra a formação de sindicatos regionais. Os professores universitários são uma só categoria e devem se unir. Na ação coletiva é que se conquistam as melhorias”, argumenta o secretário.

Outros pontos abordados pela nova gestão serão a reorganização interna – no controle de recebimentos de planos de saúde, convênios, entre outros – e o acompanhamento de questões relativas à Universidade. “Estamos realizando, há algum tempo, o chamado ‘Observatório do REUNI’. Queremos acompanhar esse processo com seriedade. Somos a favor da expansão, desde que não se perca a qualidade e não se sobrecarregue os professores”, posiciona-se Künzle.

Professores próximos da associação

“A visão que os professores têm da associação deve mudar”, argumenta o futuro secretário. Para conquistar essa mudança, a APUFPR Verdadeiramente Autônoma e Democrática pretende realizar ações para introduzir e apresentar a associação aos novos professores, visando aumentar o número de associados. “A APUFPR não deve ser vista como um espaço fora do cotidiano do professor”, comenta Künzle. Segundo o secretário, essa é uma ação de resultados a longo prazo, que trará, como consequência, um aumento na qualidade, além de ganhos relevantes que serão facilmente reconhecidos.

Künzle atribui a ‘culpa’ da não-associação de alguns professores a desmobilização política geral. “A maioria é associada. Os que não são, normalmente não têm participação política na sociedade como um todo. O movimento sindical não tem culpa, a debandada política está presente nos dias atuais”, comenta.

A professora associada, Sônia Miranda, tem uma relação próxima com a associação. Na opinião dela, vale a pena os professores fazerem parte da APUFPR. “O sindicato não existe sem os associados. Acredito em uma associação forte; em fortalecer a identidade de classe”, afirma.

O também professor associado, Antonio Carlos Novaes, reforça a importância da associação à APUFPR. “Sou associado há mais de 20 anos. A luta por melhores condições de trabalho e a discussão política e acadêmica da profissão são as maiores contribuições da existência da associação”, comenta.

O papel da APUFPR na Universidade

A APUFPR é uma associação que trabalha para defender os interesses e direitos dos professores. Porém, suas atividades não se restringem, exclusivamente, a questões relacionadas a esse grupo.

O diretor de esportes da atual gestão da APUFPR, Aírton dos Santos, afirma que a associação também luta pela Universidade, pela manutenção e ampliação do ensino público, por uma boa perspectiva de conhecimento acadêmico e de formação profissional. “É toda uma inserção e interação no conjunto da sociedade”, diz. Também são de responsabilidade da associação o desenvolvimento da arte e da cultura, o apoio aos aposentados, a comunicação sindical e o combate a mercantilização da educação.

A APUFPR mantém total autonomia em relação aos governos municipal, estadual e federal, bem como à direção da Universidade e a qualquer partido político.

Fonte: Jornal Comunicação – UFPR
Reportagem Natasha Romanzoti
Edição Sharon Abdalla

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: