Posição da ExNEEF em relação ao CNE

Este documento busca esclarecer a posição da ExNEEF em relação a construção do Congresso Nacional de Estudantes (CNE). No ultimo encontro nacional de educação física (ENEEF) realizado em porto alegre, o movimento estudantil de Educação Física (MEEF) identifica a não mais possibilidade de permanência/disputa na/da União Nacional dos Estudantes (UNE) e sendo assim rompe com tal entidade, e como uma de suas deliberações aponta a Construção do CNE, entendendo o mesmo como uma possibilidade de articulação nacional das lutas estudantis. A partir daí houveram discussões no movimento em para o entendimento do que seria esta construção, pois existiam defesas que a construção do CNE se expressaria na composição da C.O do congresso e outras que entendiam que a construção não necessariamente se expressa na composição da C.O. Após muita discussão a posição tomada pelo MEEF foi de não composição da C.O do congresso e de construção do congresso na base do movimento.

Entendemos que a construção se dá pela base do movimento, discutindo o processo de reorganização do movimento estudantil, discutindo o processo de ruptura com a UNE, e daí a o papel do CNE. Para a ExNEEF o CNE é uma das pautas para este ano, assim como a discussão do esporte, das opressões, entre outras… Para a entidade a prioridade é a pauta de revogação das atuais Diretrizes Curriculares para educação Física. Entendemos como central para o conjunto do movimento estudantil a discussão na base do movimento sobre o processo de reorganização do movimento estudantil. Compreendemos que só assim poderemos realmente dar passos a frente no processo de consolidação do movimento combativo. Nesta perspectiva é que estamos construindo o CNE.

Temos desacordo com a análise que parte do movimento faz em relação ao momento que passamos, no nosso entendimento estamos em um momento de refluxo, por isso, mesmo rompendo com a UNE e entendendo a necessidade de uma entidade de luta não achamos que na conjuntura que estamos podemos criá-la.

Devido a alguns problemas no processo de construção, sentimos a necessidade de explicitar alguns fatos. Na construção do CNE tivemos problemas de duas ordens;

1) Interno: Onde @s coordenadores( as) que participavam enquanto ExNEEF dos espaços de construção do CNE não colocavam no espaço as discussões que tinhamos enquanto entidade (problematizaçã o da data/Local escolhida(o) , prioridades da ExNEEF, Não achar correto a criação de uma nova entidade na conjuntura que estamos, a prioridade sobre a discussão de reorganização do movimento estudanil), também não tinhamos enquanto ExNEEF, um repasse qualificado do que havia sido discutido nas reuniões de construção.

2) Externo: No início do 1° semestre circulou um documento da C.O do CNE onde continha a assinatura da ExNEEF, documento este que a entidade não foi consultada se queria ou não assinar, e mesmo assim não houve nenhum tipo de correção pública por parte da C.O, recentemente, desta mesma forma,  foi divulgado a programação do CNE, constando a EXNEEF em um espaço, mais uma vez a entidade nem discutiu a presença ou não no espaço. Outra questão que incomodou na entidade foi a falta das posições da entidade na relatoria da reunião de Salvador, fizemos o esforço para garantir dois coordenadores no espaço e mesmo com toda a discussão, as falas foram suprimidas da relatoria.

Entendemos que devemos ter muito cuidado na tentativa de construção do novo, para não reproduzir o velho. E por isso Deixamos claro que:
– Temos desacordo na análise de conjuntura, que desconsidera o momento de refluxo que passamos.
– Temos desacordo com a criação de uma nova entidade na atual conjuntura, se isso for feito no CNE nos retiraremos do espaço.
– Temos desacordo com a data do CNE, na construção do espaço deve haver o esforço para aglutinar todos os setores de luta do M.E.
– Só participamos dos espaços do CNE, após discussão na entidade.

Saudações e força na Luta!

EXECUTIVA NACIONAL DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FISICA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: