Carta de Salvador

O Fórum Nacional de Federações e Executivas de curso (FENEX) se constituiu/constitui um espaço importante na história do movimento estudantil. Muitas lutas foram articuladas e impulsionadas a partir deste Fórum, como o movimento de greve em 2004, a frente de lutas contra a reforma universitária, a Campanha contra Criminalização dos Movimentos Sociais, a Campanha contra as FEDP´s, entre outros. Pelo histórico vitorioso de lutas e pela possibilidade de articulação das Federações e Executivas de curso, na conjuntura, o FENEX é afirmado como um importante espaço no processo de reorganização do movimento estudantil.

No último período muitas Federações e Executivas de curso passaram por um processo de reorganização interna, esse foi um dos fatores que dificultaram tanto a qualidade da discussão e dos encaminhamentos dos últimos FENEX (ES, SSA), quanto a garantia da realização do mesmo, onde desde Fevereiro de 2009 não era realizado. Uma outra problemática para a garantia do espaço é forma de articulação/organização para a realização do mesmo, onde a falta de um calendário, a dificuldade de comunicação na lista ENEX, falta de certeza na convocação do espaço e dificuldade de articulação das pautas foram fatores que contribuíram para dificultar a garantia do Fórum. Por conta dos problemas identificados e por entender a importância do espaço para a articulação das lutas do Movimento Estudantil, é convocada uma reunião entre Executivas no XXX Encontro Nacional de Estudantes de Educação Física. Nesta estiveram presentes a EXNETO, EXNEEF, ENEENF, ENEN, ENEFI, ENECOS onde desta foi auto convocado um FENEX a ser realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em Salvador.

Neste FENEX, com a presença da ExNEEF, ENEENF, ENECOS, DENEFONO, FENECO, FEAB, ABEEF, DENEM, ENEN, EXNEL, representação da FEMEH, ENEFI, EREGENE, FEMEH, ENEBio e ExEQui reafirmamos a importância e necessidade do espaço na atual conjuntura do M.E bem como a necessidade de superação das problemáticas levantadas. Identificamos que um elemento importante no processo de avanço nas lutas do Movimento Estudantil é a necessidade de ampliar o número de Executivas e Federações no Fórum. Por isso convocamos as Executivas e Federações a participarem do FENEX, que se realizará na primeira quinzena de outubro de 2009 em Curitiba, a se somarem na construção deste importante espaço a fim de que assim possamos potencializar as lutas.

Salvador, 30 de agosto de 2009.

Fórum de Executivas e Federações de Curso – FENEX

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: