Jornal sobre a mobilização nas universidades brasileiras em 2012

(…)

Fazemos este material com coletivos que atuam em diversos estados, e nas mais diferentes realidades, por entendermos que não estamos isolados. Os problemas que vivemos diariamente nos nossos locais de estudo estão relacionados com o modo que nossa educação e a nossa sociedade se estruturam, e, mesmo com suas particularidades, todos os locais tem dificuldades semelhantes.

Temos direito ao acesso ao que a humanidade produz de mais avançado e não a uma educação sucateada. Temos o direito à pesquisa de qualidade e não à reprodução técnica. Temos direito à permanência na Universidade e ao acesso universal, não às bolsas miseráveis e assistência estudantil precária. Temos direito à construção de um conhecimento crítico, e não à reprodução dos valores e normas vigentes. E vamos lutar por esses direitos. Nossa luta é uma só, precisamos reivindicar melhores condições de estudo e ao mesmo tempo apoiar as reivindicações de melhores condições de trabalho para servidores, professores e terceirizados, sem nos esquecermos de todas as mudanças que nossa sociedade precisa passar para termos verdadeiramente uma educação de qualidade.

Além do Mito[1]

ContraCorrente[2]

Lutar e Construir[3]

Outros Outubros Virão[4]


[1] Grupo de estudantes independentes que atua na UFAL e na FITS

[2] ContraCorrente – Coletivo com orientação marxista que atua no estado da Bahia.

[3] Lutar e Construir – Coletivo marxista que atua na Bahia, mais especificamente em Feira de Santana e é composto em grande maioria por estudantes e professores da Educação Física.

[4] Outros Outubros Virão – coletivo de movimento estudantil que se pauta pela organização de base e atua no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Trecho retirado do Editorial do jornal “Além do que se vê”

Além do que se vê na íntegra

Versão pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: