Os Burocratas-Representantes do Movimento Estudantil – Parte III – O congresso da UNE

Imagem

O movimento grevista cresceu na UFPR, vivemos agora uma greve geral na universidade, com estudantes, docentes e técnicos administrativos paralisados, confirmando a necessidade de nos mobilizarmos e nos colocarmos em luta por uma universidade de qualidade.

Mas o movimento não cresceu só aqui na UFPR. Hoje já são mais de 50 universidades em greve dos professores, mais de 30 em greve estudantil e mais de 15 em greve dos técnicos. Percebemos que, apesar das especificidades de cada local, as dificuldades se assemelham em todas as universidades e precisamos começar a cobrar de quem financia e define as políticas educacionais: o Estado Brasileiro. Para isso, nada mais coerente do que a instituição de um Comando Nacional de Greve.

No dia 05 de junho, estudantes do Brasil inteiro se reuniram em Brasília pretendendo compor o Comando Nacional de Greve. Nesse encontro foi definido um método de organização proposto por nós e outros coletivos*: Que os estudantes mobilizados nas universidades decidam por si mesmos quem irá compor o Comando Nacional de Greve, em suas assembleias.

Com isso, nós poderemos ter um comando que seja fruto das lutas dos estudantes e não que alguma entidade se autointitule como direção do nosso rico processo de lutas.

Como não poderia deixar de ser, o Ministério de Movimento Estudantil do governo federal, que atende também pelo nome de União Nacional dos Estudantes (UNE), não gostou nada dessa proposta.

Há anos longe das lutas e sim em defesa do governo federal, essa entidade representa o movimento estudantil burocrata em sua forma mais pura, impedindo a mobilização estudantil. Assim, tentará criar um comando nacional de greve no seu encontro de entidades gerais, o CONEG, que será realizado entre os dias 15 e 17 de junho. Só falta o próprio Aloizio Mercadante, Ministro de Educação, comparecer ao encontro e escolher quem irá compor esse
comando.

Consequência dessa atuação burocrata é se colocarem como pertencentes à mobilização (mesmo que não tenham construído para ela acontecer), podendo fazer mesas paralelas de negociação com o governo – o que, na prática, é desmobilizar a mobilização pela base, recuando nas propostas e nos instrumentos de luta dos estudantes.

Além disso, é óbvio que defenderão a tiragem das pautas da greve estudantil no congresso. E claro que aí não vem nenhuma surpresa: historicamente, a entidade não combate os projetos educacionais do governo que vêm pra sucatear, privatizar, intensificar o trabalho dos professores e técnicos, dividir nossos currículos e inchar a universidade com mais estudantes que ela comporta. Como exemplos, temos o Plano Nacional de Educação (PNE) e o REUNI.

Não reconhecemos essa entidade como impulsionadora das lutas estudantis, e muitos dos que leem esse panfleto provavelmente nunca ouviram falar dessa entidade. Mais uma vez os burocratas do movimento estudantil resolvem falar em nome dos estudantes, quando esses querem falar por si próprios!

A proposta para o Comando Nacional de Greve

A proposta aprovada na plenária em Brasília, e por nós defendida, foi a construção de um Comando Nacional de Greve eleito em assembleia geral das universidades mobilizadas. Sendo que as universidade em greve estudantil terão direito a 2 indicados e as universidade mobilizadas (em estado de greve ou indicativo de greve) terão direito a 1 indicado.

Entendemos que esta é a única forma de construir um comando que sirva aos estudantes em luta, um comando legítimo, revogável e centralizado pela assembleia dos estudantes mobilizados. E não um comando centralizado pelo burocratismo das entidades ligadas ao governo.

Colegas, não podemos permitir que estas entidades burocráticas calem o rico processo que aqui se desenvolve.Nós mesmos é que vamos decidir quem representará a UFPR nacionalmente!

* Nosso documento com a proposta pode ser encontrado em: https://outrosoutubrosvirao.wordpress.com/2012/06/04/chamado-aos-estudantes-em-luta-pela-educacao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: