Professores da UFPR e da UTFPR rejeitam a proposta do governo e mantêm a greve

Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) decidiram, nesta segunda-feira (30), rejeitar a última proposta do governo federal apresentada na semana passada e permanecer em greve enquanto não houver outra oferta. Até o momento, pelo menos 30 das 59 universidades federais seguiram o mesmo caminho. Para os professores, os reajustes salariais oferecidos por representantes dos Ministérios da Educação e do Planejamento são insuficientes e não atendem à principal reivindicação da categoria que é a reformulação do plano de carreira.

Na semana passada, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) indicaram a rejeição da proposta do governo. A resposta da categoria à última mesa de negociação com o governo deve ser dada nesta quarta-feira (1º de agosto), às 21 horas, após reunir as decisões de assembleias locais de professores de todas as instituições de ensino superior em greve no país.

A greve dos professores federais começou em 17 de maio. Além de mudanças no plano de carreira, os docentes querem que o governo adote medidas para melhorar as condições de trabalho e aceite negociar anualmente as perdas salariais com a inflação. A última proposta do governo prevê aumentos salariais de 25% a 40% em três parcelas até 2015, pagando a primeira em março de 2013, mas não inclui possibilidade de negociação caso a inflação do período seja maior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: