Nota de apoio aos estudantes da USP

Imagem

A repressão ao movimento estudantil da USP, desde a ocupação de sua Reitoria, em 2011, é motivo de solidariedade, por parte de estudantes e trabalhadores de todo o país, aos problemas enfrentados pela comunidade acadêmica da Universidade.

Manifestamos nosso apoio aos trabalhadores e estudantes (trabalhadores em formação) da USP, por entendermos legítimas e justas as reivindicações que, manifestando-se contrários ao acordo da Reitoria com a Polícia Militar para segurança da Cidade Universitária, ocuparam, em 2011, prédios da universidade.

Apesar da pacífica ocupação dos prédios, as ações tomadas pelo estado de São Paulo, com a anuência do Governo Federal, para a expulsão dos manifestantes se deu sem possibilidade de negociação, de forma violenta e com requintes de crueldade, quando até mesmo a cavalaria da Polícia Militar foi acionada.

A associação dos poderes estaduais e nacional, de diferentes – e adversários – partidos no cenário político brasileiro, mostra que quando os interesses do capitalismo estão em jogo, a classe dominante se une contra os trabalhadores, coibindo-lhes o seu direito a manifestar opinião.

Na reintegração de posse realizada pela PM, fica claro o caráter do Estado burguês, que usa de todas as formas para desarticular as mobilizações dos trabalhadores e estudantes, expondo mais uma vez os limites da democracia burguesa, que por vezes se parece muito com a Ditadura Militar.

As últimas providências tomadas pelo Estado, utilizando o instrumento do Ministério Público, foi denunciar 72 dos envolvidos na ocupação por 5 crimes, entre eles formação de quadrilha e descumprimento de ordem.

Frente a isso, nós do coletivo Outros Outubros Virão, nos posicionamos contrários às medidas tomadas contra os estudantes da USP, que criminalizam não só as mobilizações estudantis, mas também de toda classe trabalhadora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: