SE A TARIFA CONTINUAR, O BRASIL VAI PARAR!

capaaurora

Desde o começo do ano, acompanhamos diversas manifestações contra o aumento da passagem. Dentre elas, Goiânia e Porto Alegre nos mostraram como é possível congelar ou até mesmo abaixar a tarifa com mobilização e organização da população!

No começo deste mês, São Paulo recomeçou as manifestações. Nestas, que levaram milhares de trabalhadores e estudantes às ruas, houve repressão e violência pesada da Polícia Militar e dos outros tipos de aparatos repressores do Estado.

Pessoas do mundo inteiro se depararam com a contradição entre tamanha repressão e o direito que temos de realizar mobilizações. Diante disso, se colocaram em solidariedade, foram às ruas e também reivindicaram suas próprias pautas relacionadas às condições do transporte público da cidade! No Brasil, são mais de 100 cidades em mobilização e no mundo todo mais de 30 manifestações já foram marcadas!

Hoje, muitos de nós nos juntamos por esta pauta. Sabemos que a luta não se resume ao aumento da passagem em 20 centavos. O que queremos deixar claro é o aumento constante do custo das nossas condições básicas para viver, como a alimentação, moradia e transporte, se tornando necessário lutar para a conquista do transporte gratuito e de qualidade. E isso é possível!

– A cidade de Tallin, capital da Estônia, implementou o transporte gratuito na cidade este ano.

– Sidney, metrópole com mais de quatro milhões de pessoas, tem pelo menos três linhas centrais da cidade em que os australianos podem ir e vir livremente sem taxa alguma.

– Baltimore, nos EUA, mais de 600 mil habitantes também não pagam ônibus!

– No nosso país, pelo menos duas cidades tem tarifa zero para toda a população. Porto Real – RJ e Agudos – SP pararam de cobrar pelo transporte coletivo em 2011, provando que é possível SIM não precisar pagar passagem para se locomover de um local a outro!

Lutamos para quê? 

1. Solidariedade aos manifestantes que lutam pela melhoria nas suas condições de vida, mesmo sofrendo enormes repressões. Neste momento, fica claro como o Estado serve para manter a ordem de acordo com determinados interesses, que não são os dos trabalhadores;

2. Pela Tarifa Zero, para que possamos ter realmente acesso e mobilidade. Esse é um direito nosso, que deve ser conquistado em luta por aqueles que mais sofrem com as tarifas exorbitantes das cidades brasileiras: a classe trabalhadora!

No Brasil todo, nós, estudantes (trabalhadores em formação) e trabalhadores das mais diversas categorias, estamos aprendendo a duras penas que esperar que os outros façam por nós não é suficiente! Estamos percebendo, mais uma vez (como nas greves do Serviço Público e da Educação de 2012) que é só em movimentação e organização, nos colocando ativos no processo, que conseguimos melhorias efetivas nessa sociedade. Ficar parado é deixar com que cada vez mais nossos direitos sejam esmagados, seja pelas péssimas condições de vida e de trabalho, seja pelo Estado e suas armas!

TARIFA ZERO JÁ!

VAMOS À LUTA EXIGIR NOSSO DIREITO DE IR E VIR!

Acesse a versão em pdf: Se a tarifa continuar, o Brasil vai parar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: