Nenhuma punição aos que lutam! Contra a expulsão dos estudantes da UNESP – Campus Araraquara

Nós do Coletivo Outros Outubros Virão viemos expressar nosso repúdio à expulsão dos 17 estudantes da UNESP – Campus Araraquara.

No ano de 2014 estudantes, professores e trabalhadores da USP, Unicamp e UNESP protagonizaram uma greve de mais de cem dias contra a precarização das universidades, arrocho salarial e por permanência estudantil. Na UNESP – Campus Araraquara, os estudantes deliberam pela ocupação do prédio da diretoria em protesto contra a expulsão de 38 estudantes da moradia e por melhoria na permanência estudantil. Como punição contra a ocupação da reitoria 17 estudantes foram expulsos.

Para o Estado e os patrões, os trabalhadores devem aceitar passivamente a piora nas condições de vida e quando nos movimentamos somos reprimidos e criminalizados. Da mesma forma ocorre na UNESP, sendo ela uma representante do Estado: os estudantes e trabalhadores devem aceitar calados a piora nas condições de ensino, permanência estudantil e trabalho, e para os que lutam vem à repressão como os 95 estudantes suspensos e agora os 17 expulsos. O objetivo das expulsões é enfraquecer a resistência aos ataques da burocracia universitária e intimidar o movimento estudantil da UNESP historicamente uma referência na luta por melhores condições de ensino.

Na última sexta-feira, dia 13 de fevereiro, as expulsões foram suspensas até a decisão da reunião do Conselho Universitário no próximo dia 26. Frente a isso devemos ampliar a nossa mobilização e pressão sobre a burocracia universitária pela reintegração efetiva desses camaradas e o arquivamento do processo. Não podemos aceitar as expulsões! Cerramos fileiras com aqueles que lutam contra os ataques do Estado capitalista aos estudantes e a classe trabalhadora. Reproduzimos a seguir o abaixo-assinado pela revogação das 17 expulsões.

Firmes!

Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Abaixo-Assinado pela Revogação das 17 expulsões na UNESP-Araraquara!

No ano de 2014 estudantes, professores e trabalhadores da USP, UNESP e UNICAMP realizaram uma luta contra a precarização da educação, o congelamento dos salários e as condições de permanência de estudantes na universidade. Em Araraquara o corpo estudantil, em assembleia da moradia estudantil e em assembleia geral, deliberou por ocupação da direção contra 38 expulsões da moradia estudantil, ampliação da política de permanência estudantil e outros. Desta luta foi aberto processo de sindicância contra 17 estudantes e a direção da unidade com aval da reitoria da UNESP decidiu pela pena de EXPULSAO DA UNIVERSIDADE. 

No processo constam 14 estudantes presos durante processo de reintegração de posse e outros 3 estudantes que não estavam na reintegração e foram escolhidos para também serem punidos. O delegado de Polícia do 2º DP de Araraquara, o Promotor de Justiça e também o Juiz que avaliou o processo judicial contra a ocupação decidiram pelo arquivamento do processo devido a inexistência de provas que incriminasse qualquer estudante. O próprio processo interno à UNESP é extremamente falho, pois em recente decisão em suspender por 60 dias cerca de 80 estudantes da UNESP, mais do que a metade deles conseguiram já decisão liminar em 1ª instancia pedindo a anulação do processo e também um estudante entre os expulsos conseguiu liminar para poder realizar suas atividades de fim de semestre. Estes elementos demonstram o caráter antidemocrático deste processo e que tem objetivo puramente repressivo.

Não podemos permitir esta ação contra uma luta de um setor por seus direitos e necessitamos reverter este processo para que estes atos de repressão não se estenda a outros setores em luta!

Nós, que abaixo assinamos, pedimos pela imediata revogação das 17 expulsões da UNESP!

Para assinar envie um e-mail para: expulsosunespararaquara@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: