Reitoria da UFPR desocupa de forma truculenta o prédio do DCE com a PF e a PM

Processed with VSCOcam with b5 presetNeste sábado, 18 de abril de 2015, a Reitoria da UFPR mobilizou as Polícias Militar e Federal, na Rua General Carneiro – rua da sede do DCE – com o objetivo de fazer a “reintegração” do prédio. Os estudantes que defendiam o uso espaço, depois de sofrerem várias ameaças de ação policial por parte da Reitoria, foram forçados a se retirar.

Até então o prédio do DCE era utilizado por coletivos estudantis, além de outros coletivos que lá se estabeleceram e realizavam atividades artística, de discussão, dentre outras. Enquanto espaço do movimento estudantil, entendemos que o prédio é de crucial importância aos estudantes, tanto por proporcionar um espaço de organização do movimento estudantil – ME – quanto por disponibilizar o espaço para o seu autofinanciamento e que sua perda é uma derrota considerável pro movimento.

Desde 2014, a Reitoria vem empreendendo ofensivas para retirar o prédio dos estudantes. A justificativa é a necessidade de uma reforma do espaço, embora não exista nenhum projeto concreto de reforma estrutural, nem verba disponível para tal obra. Esse processo se assemelha a tomada pela Reitoria do prédio dos Estudantes de Medicina (DANC), que se encontra fechado desde 2013 sem previsão de início de reforma (https://www.facebook.com/danc.ufpr/posts/568709076550735:0).

Em 2015, a Reitoria intensificou as investidas contra o prédio. Em conjunto com a atual gestão do DCE, usando da justificativa de uma “revitalização” no prédio para toma-lo dos estudantes – fato que o movimento estudantil de luta denunciou e combateu desde o princípio. Foi realizado um COUN – Conselho Universitário, uma instancia burocrática na qual os estudantes têm pouca voz frente aos conselheiros, onde se deliberou que o prédio deveria ser desocupado e interditado. Posteriormente, ocorreram ameaças de intervenção policial, corte no abastecimento de água e luz do prédio para forçar a desocupação, causando inclusive o fechamento do RU (https://outrosoutubrosvirao.wordpress.com/2015/04/14/nota-ao-fechamento-do-ru-pela-reitoria-da-ufpr/).

Hoje, não surpresa em meio a um feriado, se concretizaram as ameaças de “reintegração” pela Reitoria, com a mobilização das tropas de choque da PF e apoio da PM e da Policia Civil. Essa ação teve o objetivo de driblar a resistência do movimento, ignorando as decisões tomadas em Assembleia Geral dos Estudantes da UFPR e CEB – Conselho de Entidades de Base -, instâncias máximas de deliberação estudantil.

Os atuais ataques ao prédio do DCE são forma de desmobilizar o ME em um ano no qual a precarização da Universidade Pública está mais evidente. A conjuntura atual é de cortes de verbas à permanência estudantil, materializadas na precarização e fechamento do RU; corte das bolsas; corte de 30% das verbas repassadas às universidades federais; negligência com a CEUC – Casa da Estudante Universitária de Curitiba –; fechamentos de serviços do HC (Via EBSERH); entre outras ações. Para além do contexto universitário, vemos direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores sendo retirados, tais como: os cortes na previdência, a PL da terceirização e tentativas de desmobilização dos trabalhadores do movimento sindical.

Repudiamos a criminalização das lutas estudantis e as ações truculentas e oportunistas da Reitoria. Cobramos da atual gestão do DCE posicionamento claro ao lado dos estudantes e não da reitoria (http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/conselho-universitario-aprova-mocao-de-apoio-ao-dce-para-retomada-do-predio/). E permaneceremos em luta tanto na pauta específica pela defesa dos espaços de organização estudantil quanto nas demais questões que atingem os trabalhadores e nós, trabalhadores em formação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: